III – Metodologia
Também neste caso as duas disciplinas Pintura III e Pintura IV devem articular-se profundamente.
1
Em Pintura III (1º semestre), num primeiro momento, os alunos deverão apresentar os portfolios de pintura do ano lectivo anterior, para que os docentes possam inteirar-se do seu percurso e assim melhor enquadrar as propostas respectivas.
2
De seguida deverão elaborar um breve projecto artístico. Essa formulação inicial constará de um documento simples (1 a 2 páginas A4 com texto e, se necessário, imagens), apresentando de forma sintética as linhas programáticas do trabalho a realizar no corrente semestre. De acordo com o que ficou dito a propósito do projecto artístico, essa proposta não pode ser encarada como um compromisso rígido, ficando aberta a modificações posteriores.
3
A evolução dos percursos individuais será acompanhada através de encontros (tutoriais) na aula, marcados previamente e, eventualmente, por sessões de apoio com projecção de imagens. Considera-se imprescindível uma frequência mínima do espaço escolar, patente em última instância na assiduidade e evolução das conversas individuais sobre os projectos em curso (anotadas nas fichas do professor), base do diálogo e compreensão dos trabalhos.
Como recursos complementares de comunicação das disciplinas, há o blog http://pinturatres.blogspot.com/ e a caixa de correio associada pinturatres@fba.ul.pt.
4
Em paralelo com os trabalhos de carácter teórico-prático desenvolvidos no âmbito destas duas disciplinas, deverá ser elaborado um portfolio (a apresentar nas avaliações finais). Dadas as características programáticas das cadeiras, o portfolio deve sintetizar o percurso de trabalho de cada aluno sem se restringir necessariamente às realizações de maior ambição. Nele podem ser incluídos elementos que permitam o entendimento de outros momentos de investigação relevantes. O objectivo é duplo: viabilizar um momento de auto-reflexão e transmitir a terceiros o essencial do trabalho realizado. Naturalmente, compreender-se-á que, em cada semestre (Pintura III e Pintura IV), corresponda a um faseamento diferente do processo visível no portfolio, assim mantido em aberto.
De futuro, o portfolio será a forma como os estudantes se apresentam perante o mundo exterior, pelo que há que ter um cuidado muito particular em termos de clareza e qualidade de apresentação. Devem ser utilizados: formatos normalizados; registos fotográficos fiéis às obras; legendas exactas; textos de apoio precisos e sintéticos; por último e se necessário, outros materiais em suporte digital.
Pintura IV
Em termos de metodologia, esta cadeira retoma os pontos 3 e 4 de Pintura III, sem excluir, se necessário, a reformulação do projecto inicial.
Espera-se então, como é compreensível, um grau mais avançado de desenvolvimento dos trabalhos, visando conclusões no processo, mesmo que provisórias.
5
A calendarização será considerada de forma flexível relativamente à prossecução das fases de trabalho de cada projecto obedecendo, no entanto, o início do ano lectivo às seguintes datas:
· Entrega dos porfolios de anos anteriores – até ao fim da 1ª semana de aulas.
Apresentação formal dos projectos de trabalho – até 14 de Outubro.
Em tudo o restante, aplicar-se-á o calendário geral definido pelo Conselho Pedagógico ou agendamento específico publicado pelos docentes na sala de aula e no blog em uso http://pinturatres.blogspot.com/
Também neste caso as duas disciplinas Pintura III e Pintura IV devem articular-se profundamente.
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Em Pintura III (1º semestre), num primeiro momento, os alunos deverão apresentar os portfolios de pintura do ano lectivo anterior, para que os docentes possam inteirar-se do seu percurso e assim melhor enquadrar as propostas respectivas.
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De seguida deverão elaborar um breve projecto artístico. Essa formulação inicial constará de um documento simples (1 a 2 páginas A4 com texto e, se necessário, imagens), apresentando de forma sintética as linhas programáticas do trabalho a realizar no corrente semestre. De acordo com o que ficou dito a propósito do projecto artístico, essa proposta não pode ser encarada como um compromisso rígido, ficando aberta a modificações posteriores.
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A evolução dos percursos individuais será acompanhada através de encontros (tutoriais) na aula, marcados previamente e, eventualmente, por sessões de apoio com projecção de imagens. Considera-se imprescindível uma frequência mínima do espaço escolar, patente em última instância na assiduidade e evolução das conversas individuais sobre os projectos em curso (anotadas nas fichas do professor), base do diálogo e compreensão dos trabalhos.
Como recursos complementares de comunicação das disciplinas, há o blog http://pinturatres.blogspot.com/ e a caixa de correio associada pinturatres@fba.ul.pt.
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Em paralelo com os trabalhos de carácter teórico-prático desenvolvidos no âmbito destas duas disciplinas, deverá ser elaborado um portfolio (a apresentar nas avaliações finais). Dadas as características programáticas das cadeiras, o portfolio deve sintetizar o percurso de trabalho de cada aluno sem se restringir necessariamente às realizações de maior ambição. Nele podem ser incluídos elementos que permitam o entendimento de outros momentos de investigação relevantes. O objectivo é duplo: viabilizar um momento de auto-reflexão e transmitir a terceiros o essencial do trabalho realizado. Naturalmente, compreender-se-á que, em cada semestre (Pintura III e Pintura IV), corresponda a um faseamento diferente do processo visível no portfolio, assim mantido em aberto.
De futuro, o portfolio será a forma como os estudantes se apresentam perante o mundo exterior, pelo que há que ter um cuidado muito particular em termos de clareza e qualidade de apresentação. Devem ser utilizados: formatos normalizados; registos fotográficos fiéis às obras; legendas exactas; textos de apoio precisos e sintéticos; por último e se necessário, outros materiais em suporte digital.
Pintura IV
Em termos de metodologia, esta cadeira retoma os pontos 3 e 4 de Pintura III, sem excluir, se necessário, a reformulação do projecto inicial.
Espera-se então, como é compreensível, um grau mais avançado de desenvolvimento dos trabalhos, visando conclusões no processo, mesmo que provisórias.
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A calendarização será considerada de forma flexível relativamente à prossecução das fases de trabalho de cada projecto obedecendo, no entanto, o início do ano lectivo às seguintes datas:
· Entrega dos porfolios de anos anteriores – até ao fim da 1ª semana de aulas.
Apresentação formal dos projectos de trabalho – até 14 de Outubro.
Em tudo o restante, aplicar-se-á o calendário geral definido pelo Conselho Pedagógico ou agendamento específico publicado pelos docentes na sala de aula e no blog em uso http://pinturatres.blogspot.com/
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