29/09/2008

Programa | Objectivos - Pintura III e IV

I – Objectivos

Como cadeiras nucleares do 3º ano da licenciatura de Pintura (vocacionadas francamente para a investigação), Pintura III e Pintura IV desempenham um papel chave na formação dos estudantes.

O que se propõe é uma abordagem à criação artística como um todo global, onde o esquema de temas e exercícios dos anos anteriores é substituído por uma proposta individual de trabalho, por um primeiro projecto artístico autónomo. Elaborado de acordo com um conceito alargado de pintura, aberto a um vasto leque de opções – técnicas, formais, conceptuais – pretende-se que esse projecto seja desenvolvido de forma consciente e informada, atenta à evolução no domínio das artes ao longo dos tempos e, de modo muito particular, das últimas décadas. Aberta e plural, a prática artística contemporânea é de facto um território em tudo consonante com a própria designação da actual licenciatura: Artes Plásticas / Pintura. E se a arte deve ser um processo aberto, se deve viver da surpresa, de imprevistas conexões com a vida ou consigo própria, o conceito de projecto deverá ter um significado amplo, necessariamente relativo, flexível, evolutivo, podendo mesmo incluir aspectos contraditórios, inaceitáveis em outras áreas do conhecimento.

O discurso do aluno pode enunciar-se, assim, no âmbito dos materiais e técnicas típicos da Pintura em sentido restrito, ou instaurar-se em suportes de tipo menos convencional – dos objectos tridimensionais à fotografia, do vídeo à instalação – interrogando ou afirmando outros conceitos pictóricos; a criatividade e a qualidade plástica pictórica são, em qualquer caso, finalidades últimas, incentivando-se, de preferência, vias que enunciem alternativas originais. Igualmente importante é o entendimento do conceito de investigação, de work in progress, porque o que se pretende não é apenas a realização de obras “acabadas”, mas também a formulação do percurso que a elas conduz (e muitas das ideias abordadas de modo exploratório ao longo do presente ano lectivo poderão vir a concretizar-se em anos posteriores com um outro grau de ambição).

Resumidamente, serão tópicos prioritários para o trabalho a desenvolver pelos discentes a noção de individualidade criativa, o projecto e a contemporaneidade.

Partilhando no essencial os mesmos objectivos programáticos, Pintura III e Pintura IV diferenciam-se, no entanto, por uma maior enfoque na formulação do projecto ao longo do primeiro semestre, sendo o 2º semestre, acima de tudo, de desenvolvimento e, tanto quanto possível, de conclusões que enunciem uma plataforma de trabalho coerente para o nível seguinte, a fase terminal da licenciatura.

Sem comentários: